No dia 17 de Maio às 10h30, o escritor Olívio JeKupé estará na Biblioteca Menotti Del Picchia, no Bairro do Limão, em uma conversa com os visitantes falando da história indígena, da importância da literatura indígena e do seu dia-a-dia através de depoimentos e fotos.
Olívio é índio, morador da aldeia Krucutu, em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo e presidente da Associação Guarani Nhê ê Porã. É considerado o segundo nome mais importante da literatura índigena brasileira. Cursou Filosofia na USP, mas foi obrigado a parar por questões financeiras. É casado com Maria Kerexu e tem quatro filhos: Kerexu Mirim, Tupã Mirim, Jeguaká Mirim e Jekupé Mirim.
Escreveu os livros: Vera: ocontador de histórias, Arandu Ymanguaré: (sabedoria antiga), Iarandu: o cão falante, Xerekó arandu: a morte de Kretã, Leópolis inesquecível, 500 anos de angústia, O saci verdadeiro, Ajuda do Saci, Indiografie.
Atualmente, está lançando o livro "Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena", que retrata a história de um Juruá Kurumim, um garoto que conhece e pode observar toda a cultura daquela comunidade indígena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário