Nossa biblioteca atende os moradores do Limão e da Casa Verde.

Estamos na Rua São Romualdo, 382 - Limão - São Paulo-SP - Telefone: (11) 3966-4814000000000000

quarta-feira, 20 de abril de 2011

AULA NA BIBLIOTECA


Nos dias 18 e 19 de abril, cerca de 50 crianças da EMEF Prof. Aroldo de Azevedo saíram de suas salas “tradicionais” e estudaram na biblioteca. Na oportunidade, o professor de História Antônio Castilla Rios, utilizando-se da exposição “O Brasil da Pré-História” - que traz fotos e textos, realizou uma aula bem diferente.


Para Antônio a exposição é uma interessante mostra fotográfica da arqueologia e de seu trabalho investigativo sobre o passado do homem pré-histórico. “Através destas pinturas rupestres nós descobrimos como ele vivia e onde ele habitava, neste caso, os sambaquis do litoral brasileiro”, revela o professor, que explicou aos alunos que o homem já habitava o Brasil muito antes dos europeus chegarem aqui no século XVI”.


Durante a atividade os alunos se divertiram e deixaram vários elogios em nosso caderno. Leia nos comentários!

MURAL DA BIBLIOTECA


A Biblioteca Menotti dispõe de um mural onde você fica por dentro dos acontecimentos da unidade.

A BIBLIOTECA E A COMUNIDADE


A BIBLIOTECA MENOTTI DEL PICCHIA mantém parceria com a EMEF PROF. AROLDO DE AZEVEDO que participa de nossa programação. A escola tem divulgado também todos os acontecimentos desta parceria através de um mural, em suas dependências, com fotos e textos enviados pela Biblioteca.

 
Já o tradicional Colégio Padre Moye, incentivou seus alunos a visitarem a nossa exposição. Acesse o link e veja:

COMENTÁRIOS DA COMUNIDADE SOBRE A EXPOSIÇÃO "O BRASIL DA PRÉ-HISTÓRIA"


A Biblioteca Menotti mantém um caderno de sugestões e elogios para aqueles que preferem deixar seu comentário por escrito. Confira abaixo:

domingo, 17 de abril de 2011

CANTOR LUIZ AYRÃO FALA SOBRE A INUSITADA ARTIMANHA PARA DRIBLAR A CENSURA

 
LEIA A REPORTAGEM NA REVISTA BRASILEIROS (ABRIL 2011).
"Advogado, escritor, compositor da Portela e autor de Ciúme de Você – clássico na voz do Rei Roberto –, Luiz Ayrão é mais um personagem do filme Vou Tirar Você Desse Lugar”.
Disponível para leitura em nossa biblioteca ou acesse o link:
 
Foto: Patrícia Figueirôa
 

A BIBLIOTECA E A MÍDIA


 
(A GAZETA DA ZONA NORTE de 16 de abril de 2011, ed.nº2.456, p.02)

domingo, 10 de abril de 2011

A BIBLIOTECA E A MÍDIA


Exposição Fotográfica de graça

A mostra “O Brasil da pré-história” está na Biblioteca Municipal Menotti Del Picchia (Rua São Romualdo, 382 – Limão) até 30 de abril, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados das 9 às 16h (Jornal SP NORTE de 08 a 14 de abril de 2011, ed.nº455, p.04).

“BOLINHOS, BRUXAS, URSINHOS E PÁSSAROS” POVOARAM O IMAGINÁRIO INFANTIL NA MENOTTI


Nos dias 06 e 07 de Abril, a Biblioteca Menotti Del Picchia recebeu as bibliotecárias Edna Bolanho Simões e Deise Maria Tebaldi Pedro que contaram, respectivamente, para cerca de 200 crianças do bairro do Limão histórias como: “O caso do bolinho”, de Tatiana Belinky; “Bruxa, bruxa, bruxa, venha a minha festa”, de Arden Druce; “O ursinho apavorado”, de Keith Faulkner; “As três penas”, dos irmãos Grimm; “Os pássaros”, autor desconhecido e “O pavão abre-e-fecha”, de Ana Maria Machado.
Para Rita Darsa, coordenadora da EMEI Sete de Setembro, é muito importante participar de atividades extracurriculares como essa da Menotti. “As crianças esperam entusiasmadas pela caminhada até a biblioteca e, durante a contação das histórias, participam quando são questionadas e comentam tudo ao voltarmos para a escola”, revela à educadora, que pretende participar em novas oportunidades.
“Eu gostei muito da contação de histórias porque a atividade foi agradável, didática, atual, interessante e nossos alunos interagiram e participaram com alegria e atenção”, conta Cátia Regina, professora da EMEF Aroldo de Azevedo, da Vila Prado.

domingo, 3 de abril de 2011

O BRASIL DA PRÉ-HISTÓRIA



A Biblioteca Menotti Del Picchia expõe registros da
 presença humana no Brasil muito antes do descobrimento


Acontece de 04 a 30 de Abril na Biblioteca Municipal Menotti Del Picchia, no Limão, a exposição fotográfica “O Brasil da Pré-História”. A mostra reúne fotos e textos sobre o “Museu Arqueológico Ao Ar Livre da Ilha de Santa Catarina”, localizado em Florianópolis-SC. Por meio dela, o visitante terá a oportunidade conhecer o que é um sítio arqueológico, ver imagens de inscrições rupestres e de uma oficina lítica. Tais vestígios foram feitos, há cinco mil anos, pelos nossos ancestrais e estão preservados em uma rocha no costão da praia do Santinho.
O projeto, que se desenvolveu devido uma parceria entre a bibliotecária Patrícia Figueirôa e o jornalista Dimitri Ulivi, tem o objetivo de apresentar - aos usuários e estudantes das escolas da região, uma reflexão sobre a presença humana em nosso País e, principalmente, de que forma ela ocorreu há milhares de anos, ou seja, bem antes do descobrimento oficial.
A exposição ficará aberta ao público de 04 a 30 de Abril. De segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados, das 9h às 16h.

A BIBLIOTECA E A MÍDIA


Palestras, Oficinas e Encontros - A Biblioteca Menotti Del Picchia (Rua São Romualdo, 382 – Limão), promove, periodicamente, essas atividades para crianças, adolescentes e jovens das redes de ensino pública e particular, com o objetivo de ampliar o universo cultural e contribuir para o desenvolvimento do senso crítico de toda a comunidade. Agendamento e outras informações: 3966-4814 (Jornal SP NORTE, de 01 a 07 de abril de 2011, ed.nº454, p.14).

ELOGIOS AO BLOG DA MENOTTI


Durante o mês de Março, o BLOG DA BIBLIOTECA MENOTTI recebeu inúmeros elogios. Agradecemos a todos os comentários.

O nosso muito obrigado a Babi, a Lívia Domingues, a Cida Reis, a Regina Helena Monteiro, a Elisabete Ferreira Filipine, a Elza Maria de Nóbrega, a Elisangela Alves Silva, a Marilena Evangelista Cunha e ao Sandro Luiz Coelho.

Participe!

A BIBLIOTECA E A COMUNIDADE



FEIRA DA SAÚDE

No último dia 1º de Abril, vários líderes da comunidade, do bairro do Limão, se reuniram em nossa biblioteca para tratar da organização da Feira da Saúde deste ano. O evento, que ocorrerá no dia 07 de Maio de 2011, das 8h às 14h, na Praça Menino Jesus, na Vila Prado, contará com a participação de médicos e de profissionais da saúde e tem como caráter social informar de maneira educativa a comunidade sobre como aproveitar a vida com mais qualidade.

A Biblioteca Menotti Del Picchia divulgará aos presentes uma lista de livros e revistas disponíveis em seu acervo que aborda o tema da feira. Já o telecentro informará os cursos oferecidos a população.


ERA NO TEMPO DO REI: um romance da chegada da Corte



Autor Ruy Castro

Um romance histórico de tintas cômicas que promove o encontro de uma das figuras mais importantes da História do Brasil, D Pedro I, com o protagonista de um dos clássicos da literatura nacional, Leonardo, de 'Memórias de um sargento de milícias', escrito por Manuel Antônio de Almeida. Por obra do acaso, os dois, ainda adolescentes, acabam se tornando amigos e participando de uma aventura capaz de mudar os rumos do país e até do mundo.

Disponível em nossa biblioteca.

1808 – EDIÇÃO JUVENIL ILUSTRADA


Autor Laurentino Gomes

Após o sucesso do livro 1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil, o jornalista Laurentino Gomes vai mais além e dá também aos jovens leitores a oportunidade de embarcar, como muitos adultos já fizeram, numa viagem rumo ao começo do século XIX.

Disponível em nossa biblioteca.

O LIVRO DOS PORQUÊS


As crianças vivem mesmo no mundo dos Porquês. E com toda razão: não deve ser nada fácil ter um mundo inteiro para decifrar sem fazer muitas perguntas. O porquê é uma das palavras mais freqüentes em seu vocabulário e expressa a curiosidade daqueles que estão conhecendo o universo. No começo, os próprios pais sabem a resposta para muitas das questões, no entanto com o tempo elas vão se tornando mais complicadas e muitas vezes “cientificas”.
Nesses casos, nada como recorrer aos livros e ter a resposta completa dos especialistas. Por que as aranhas fazem teias, por que a Terra é o único planeta conhecido no qual existe vida, por que lembramos e esquecemos, por que as vacas mastigam sem parar, por que temos que tomar banho, por que chove granizo, por que rimos, por que algumas aves voam em bando formando um V, por que o girassol gira com a luz do sol, por que o ouvido produz cera, por que a água do mar é salgada, por que soltamos pum...
Essas e tantas outras  perguntas são respondidas por colaboradores da revista Ciência Hoje das Crianças – na qual os 28 artigos que compõem este livro foram originalmente publicados - , informando com precisão ao mesmo tempo que saciam a ânsia de conhecer e compreender tudo sobre o mundo e a vida que têm os nossos “debutantes”.
Disponível em nossa biblioteca.

MUITO BARULHO POR NADA



LEIA A REPORTAGEM NA REVISTA BONS FLUIDOS (ABRIL 2011).
"Enxergar todo e qualquer problema como crise é fazer tempestade em copo-d’água. Aprenda a perceber nas adversidades oportunidades de crescimento e liberte-se do papel de vítima”.
Disponível para leitura em nossa biblioteca.

A BOLA DA VEZ


LEIA A REPORTAGEM NA REVISTA PLACAR  (ABRIL 2011).
"Jovem revelação tricolor, Lucas mudou de nome, de vida e de seleção. Mas, pelo menos por enquanto, a bola é apenas diversão para o jogador mais caro do Brasil”.
Disponível para leitura em nossa biblioteca.